Sicoob Sertão

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Histórico da Cooperativa

Até o ano de 1996, Pintadas contava com um posto do BANEB (Banco do Estado da Bahia) que, neste mesmo ano, fechou deixando a população local a mercê de uma instituição financeira onde pudesse fazer suas transações bancárias. Essa situação impôs à população, inclusive aposentados, a se deslocarem até a Cidade de Ipirá distante  48 quilômetros.

Diante da necessidade de uma instituição financeira na cidade, o Movimento Social de Pintadas mobilizou-se com o propósito de buscar alternativas. Cogitou-se a vinda de um ponto de atendimento do Banco do Brasil, mas os custos eram altos, inviabilizando o projeto. Surgiu a idéia de criar uma cooperativa de crédito rural.

Um grupo de 50 pessoas constituiu um capital social de R$ 10.000,00 (dez mil reais) e, em 30/05/1997, nasce a Cooperativa de Crédìto Rural Pintadas Ltda - CREDIPINTADAS que em 19/03/2000, em função de sua expansão para os municípios vizinhos, passou a usar o nome "SICOOB SERTÃO".

Durante todos estes anos o SICOOB SERTÃO tem um crescimento contínuo e sustentável possibilitando a consolidação patrimonial enquanto instituição financeira e, hoje, desponta como uma das maiores cooperativas do Estado da Bahia, provando assim, que é possível, a partir da integração com a comunidade local, criar mecanismos de desenvolvimento regional.

Todo esse crescimento, não seria possível sem a dedicação de seus diretores, conselheiros, funcionários, e em especial, às comunidades de Pintadas, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Várzea da Roça, Itaberaba, Pé de Serra, Boa Vista do Tupim, Baixa Grande, Ruy Barbosa, Utinga e Piritiba através de seus associados.
Telefax: (75) 3693-2280
sicoobsertao@sicoobsertao.coop.br
Ir para o Topo
iMultiCoop - Sites para Cooperativas